Rodeio

A tradição e os costumes dos italianos
são o que há de mais valioso e presente em Rodeio.

      Rodeio é um município brasileiro localizado na Região Sul do Brasil, em Santa Catarina, no Médio Vale do Itajaí, na microrregião de Blumenau, a 197 km de distância da capital do Estado. Os municípios vizinhos de Rodeio são: Ascurra, Indaial, Timbó e Benedito Novo. Possui uma área de 129.934 km². Seu clima é mesotérmico úmido, com verão quente e temperatura média de 19,7°C e com altitude de 106 metros acima do nível do mar. A população, conforme estimativa do IBGE de 2019, é de 11 600 habitantes.

       O povoado de Rodeio não foi povoado inicialmente por alemães, embora muitos se instalaram mais tarde em algumas localidades. Os primeiros grupos a colonizarem oficialmente, sob orientação do Dr. Hermann Bruno Otto Blumenau, diretor da colônia homônima, foram os imigrantes tiroleses e italianos.

    Inicialmente vieram 114 famílias distribuídas em 3 turmas: a primeira, composta de 20 famílias, partiu em maio de 1875, aportando aqui no dia 15 de agosto-dia da Assunção de Nossa Senhora. A segunda turma, composta de 34 famílias, chegou no dia 15 de setembro-dia da Nossa Senhora das Dores. A terceira, com 60 famílias, partiu em 28 de agosto e chegou em 28 de outubro (CANI, 2011).

       Os grupos partiram do Tirol em viagem de trem. Depois seguiam por via marítima, levando cerca de 36 dias de viagem em navios à vapor até aportar no Rio de Janeiro. Partiam, geralmente, dos portos de Gênova (Itália) ou de Havre (França). Em seguida aportavam em Itajaí para serem conduzidos até Blumenau, em carroças. De Blumenau eram conduzidos a pé, até Timbó, a fim de escolherem seus lotes de terra em meio à floresta virgem. O nome da cidade se origina da “Picada Rodeio”, onde os colonizadores abriram estradas precárias a facão, partindo de Indaial e chegando novamente, depois de dias, no mesmo ponto. Por causa dessa volta, resolveram chamar o povoado que ali fundariam de “Rodeio”. O município se emancipou definitivamente em 14 de março de 1937.

     É um município conhecido por suas tradições Trentinas e que preserva sua cultura até hoje. Existe na cidade muitas belezas naturais, entre elas a “Cascata O Salto”. Além disso, Rodeio faz parte do Circuito Vale Europeu e Circuito Cicloturismo e Mochileiros. É uma cidade muito religiosa com inúmeras capelas, inclusive quem decide subir o morro do Ipiranga aprecia o “Caminho dos Anjos – Picol Paradis”. Para completar, Rodeio tem a “Vinícola San Michele” e “Cachaças Tessarollo” que possibilita a degustação de vinho e cachaças aos turistas.

Referência Bibliográfica:

CANI, Iracema Maria Moser. Rodeio: histórias e memórias. Indaial: Uniasselvi, 2011.

  • Prefeito(a): VALCIR FERRARI

  • Vice Prefeito(a): AIRTON SOUZA

  • Microrregião: Microrregião do Médio Vale do Itajaí

  • Aniversário: 14 de março

  • Habitantes: 11.600 (IBGE/2019)

  • Eleitores: 9.621 (TSE/2019)

  • PIB: R$ 285.413.00,00 (IBGE/2018)

  • Site da Prefeitura:  https://www.rodeio.sc.gov.br/

  • Telefone da Prefeitura: (47) 3384-0161

  • E-mail da Prefeitura: [email protected]

Administração

Valcir Ferrari

Prefeito

Airton Souza

Vice-Prefeito