Ascurra

Considerada a cidade mais simpática do Vale Europeu,
Ascurra é pequena e muito tranquila, possui forte
presença européia marcada por um povo acolhedor

       Ascurra é um município brasileiro localizado na Região Sul do Brasil, em Santa Catarina, no Médio Vale do Itajaí, na microrregião de Blumenau, a 188 km de distância da capital do Estado. Os municípios vizinhos de Ascurra são: Apiúna, Benedito Novo, Rodeio, Indaial e Ibirama. Possui uma área de 110,901 km². Seu clima é mesotérmico úmido, sem estação definida, com verões quentes, apresentando uma temperatura média anual de 19,7°C e com altitude de 88 metros acima do nível do mar. A população, conforme estimativa do IBGE de 2019, é de 7 978 habitantes.

 

       A história do município de Ascurra inicia-se no ano de 1874, quando o Dr. Hermann Blumenau designou dois agrimensores para que procedessem a demarcação de lotes urbanos e rurais, estradas a serem construídas, pontes e bueiros sobre os ribeirões e córregos, bem como, houvesse a delimitação dos terrenos para a instalação da futura sede da povoação.

 

      Simultaneamente foram projetadas as praças, logradouros públicos e foram designados os locais onde se construiriam escolas, igrejas e cemitérios. Os primeiros imigrantes italianos, designados a ocupar as primeiras terras da Colônia de Ascurra, aportaram em Itajaí, em setembro de 1876, época que havia muita imigração, do velho para o novo mundo, originada pela falta de trabalho e de terras para o cultivo.

      Em 15 de novembro de 1876, Dr. Blumenau em visita oficial ao povoado, doou os primeiros lotes às famílias de imigrantes, dando início oficialmente a colonização e a fundação da povoação de Ascurra. Dois nomes se destacavam nesse período, Giovanni Buzzi e o Pe. José Maria Jacobs, que instruíam e ajudavam os imigrantes. Em 04 de fevereiro de 1880, a freguesia de São Paulo Apóstolo (primeiro nome de Ascurra) foi elevada a categoria de vila de Blumenau, abrindo-se consequentemente novos horizontes e aumentando o número de imigrantes.

      Considerada a cidade mais simpática do Vale Europeu, Ascurra possui forte presença européia marcada por um povo acolhedor que preserva suas raízes. A cultura, tradição e alegria do seu povo se destaca estampada em cada rosto ascurrense. Aproveitando as características naturais, o Turismo é uma forma de promover e impulsionar o crescimento sustentável.

      Na cidade é possível encontrar belíssimas cachoeiras e realizar esportes radicais. Além disso, todo ano acontece a Festa Per Tutti que é conhecida como a festa tradicional mais Italiana e a mais simpática do Vale Europeu. Para completar, existe o Kartódromo Internacional de Ascurra, conhecido como “Autódromo Max Mohr”, homenagem a um dos maiores pilotos do automobilismo catarinense, vencedor do campeonato brasileiro e catarinense em 2001 na categoria velocidade na terra. Possui 2.150 m sendo um trajeto de alta velocidade com um excelente circuito de retas e curvas de média e alta velocidade com capacidade para 5.000 pessoas. Não é a toa que é referência no automobilismo catarinense.

  • Prefeito(a): ARÃO JOSINO DA SILVA

  • Vice Prefeito(a): SOIRES TRENTINI

  • Microrregião: Microrregião do Médio Vale do Itajaí

  • Aniversário: 07 de abril

  • Habitantes: 7.978 (IBGE/2019)

  • Eleitores: 6.179 (TSE/2019)

  • PIB: R$ 196.978.000,00 (IBGE/2018)

  • Site da Prefeitura de Ascurra: www.ascurra.sc.gov.br

  • Telefone da Prefeitura: (47) 3308-3750

  • E-mail da Prefeitura: [email protected]

Administração

Arão Josino da Silva

Prefeito

Soires Trentini

Vice-Prefeito