Apiúna

A natureza é o grande atrativo de Apiúna.
O município é banhado pelo Rio Itajaí-Açu, considerado
um dos melhores de todo o Brasil para a prática do rafting.

       Apiúna é um município brasileiro localizado na Região Sul do Brasil, em Santa Catarina, no Médio Vale do Itajaí, na microrregião de Blumenau, a 187 km de distância da capital do Estado. Os municípios vizinhos de Apiúna são: Ascurra, Ibirama, Indaial, Lontras e Presidente Nereu. Possui uma área de 493,342 km². Seu clima é mesotérmico úmido, com verão quente e temperatura média de 19,7°C e com altitude de 87 metros acima do nível do mar. A população, conforme estimativa do IBGE de 2019, é de 10 848 habitantes.

       A colonização de Apiúna aconteceu a partir de 1878 por imigrantes italianos, alemães e poloneses. Foram dadas inúmeras denominações a atual Apiúna, entre elas: Bugherbach/Ribeirão do Bugre; Ribeirão Neisse; Aquidabã/Aquidaban (homenagem a Emil Odebrecht, voluntário desta terra na Guerra do Paraguai).

         A pequena vila viria a se tornar um município somente 110 anos após sua fundação, 04 de Janeiro de 1988, desmembrada de Indaial. A partir de 1º de janeiro de 1944, depois de uma revisão territorial, Aquidabã passou a se chamar Apiúna. Na língua tupi-guarani, Apiúna significa ‘cabeço negro’, uma referência a montanha arredondada e escura que existe na cidade, o Morro Dom Bosco.

      O Turismo é uma importante característica do território apiunense, visto que a cidade conta com centenas de belezas naturais, entre elas dezenas de cachoeiras, o rio Itajaí-Açú, que é um dos melhores pontos para a prática de rafting no Brasil e no mundo. E ainda demais modalidades de esportes radicais como o treeking, rapel e o downhill.

        É de destaque no município um domingo por mês o passeio Histórico-Cultural da Maria Fumaça, no bairro da Subida. São cerca de 3,5 quilômetros de belas paisagens, o percurso termina no pátio de manobras da Usina Hidrelétrica de Salto Pilão. Para completar, a cidade oferece para os fãs de belas paisagens, o Morro Dom Bosco, Morro da Cruz e Morro do Bicudo.

  • Prefeito(a)MARCELO DOUTEL DA SILVA

  • Vice Prefeito(a): JEAN BENVENUTTI

  • Microrregião: Microrregião do Médio Vale do Itajaí

  • Aniversário: 1° de junho

  • Habitantes: 10.848 (IBGE/2019)

  • Eleitores: 8018 (TSE/2019)

  • PIBR$ 415.532.000,00 (IBGE/2018)

  • Site da Prefeitura de Apiúnawww.apiuna.sc.gov.br

  • Telefone da Prefeitura: (47) 3353-2000

  • E-mail da prefeitura: [email protected]

Administração

Marcelo Doutel da Silva

Prefeito

Jean Benvenutti

Vice-Prefeito